Encerram-se nesta quinta-feira, 27, as inscrições de concurso público para Soldado PM de 2ª Classe do Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM) do Estado de São Paulo (PMSP). São 2.700 vagas abertas e salário básico inicial de R$ 4.852,21. A execução técnica e operacional é responsabilidade da Fundação VUNESP.
De acordo com o regulamento (Edital Nº DP-2/321/23), o concurso público PMSP busca selecionar candidatos visando ao provimento de 2.700 (dois mil e setecentos) cargos de Soldado PM de 2ª Classe do Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM), destinados a candidatos do sexo masculino e feminino. Entre as exigências, o interessado deve ter idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos, ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros), se mulher; e 160 cm (cento e sessenta centímetros), se homem, possuir ensino médio e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”. Toda a relação de requisitos pode ser consultada no edital de abertura do concurso público.
As inscrições devem ser efetivadas através do https://www.vunesp.com.br/PMES2303, com prazo final marcado para 23h59 de 27 de julho de 2023. O valor da inscrição será de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) e poderá ser pago em qualquer agência bancária, utilizando somente o boleto bancário gerado no ato da inscrição, até o 1º dia útil subsequente ao término do período das inscrições.
A pesquisa para acompanhar a situação da inscrição poderá ser feita no site www.vunesp.com.br, na página do concurso público, a partir de 3 (três) dias úteis após o encerramento do período de inscrições. Em caso de dúvida, o candidato deverá entrar em contato com o Disque VUNESP, pelo telefone: (11) 3874-6300, das 08h00 às 18h00, de segunda a sábado.
Os candidatos ao concurso público PMSP serão classificados através de Prova Objetiva, Prova Dissertativa, Exames de Aptidão Física, Exames de Saúde, Exames Psicológicos, Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade e Análise de Documentos. As duas primeiras etapas (objetiva e dissertativa) possuem as seguintes características: Prova Objetiva (Parte I) será composta por 60 (sessenta) questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático constante do “Anexo B” do Edital:
- Língua Portuguesa e Interpretação de Texto – 20 (vinte);
- Matemática – 15 (quinze);
- Conhecimentos Gerais – 15 (quinze);
- Noções Básicas de Informática – 5 (cinco);
- Noções de Administração Pública – 5 (cinco);
A Prova Dissertativa (Parte II) será composta de uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
Os Exames de Conhecimentos (Partes I e II) possuem data prevista para realização em 17 de setembro de 2023, no período da tarde. A confirmação da data, do horário e das informações sobre local para a realização das provas será divulgada oportunamente por meio de convocação a ser publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo – Poder Executivo – Seção III – Concursos e no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br).
É de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações no Diário Oficial do Estado de São Paulo (www.imprensaoficial.com.br) e no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br) referentes ao concurso público.
O concurso público terá validade de 3 (três) meses, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.