Ícone do site ConcursoNews.Com

FAPESE abre chamada pública para formação de cadastro reserva de instrutores no Projeto “Mais TI”

Processo seletivo visa atuação em cursos de Programação e Redes de Computadores voltados à juventude sergipana

A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) lançou a Chamada Pública nº 01/2025 com objetivo de formar um cadastro reserva de prestadores de serviço, na função de instrutor, para atuação no Projeto CT 016/2024 – “Mais TI”. A seleção integra o Programa Qualifica Brasil, e prevê qualificação social e profissional para mil jovens sergipanos, com foco nas áreas de tecnologia da informação.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente online, entre 22 e 28 de abril de 2025, por meio do formulário disponível em: https://forms.gle/nuE91tJNgEk1Lkjp9. O resultado final está previsto para o dia 19 de maio, conforme cronograma oficial publicado no site da FAPESE.

Objetivo da seleção e lotação dos instrutores

O projeto “Mais TI” tem como público-alvo jovens entre 16 e 29 anos, buscando capacitá-los para ocupações com demanda no setor produtivo local. A atuação dos instrutores ocorrerá nos espaços pedagógicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, em São Cristóvão/SE.

Estão previstas quatro turmas, sendo duas de Programação de Computadores e duas de Redes de Computadores, com 250 alunos por curso. Os cursos têm carga horária de 200 horas, divididas em quatro unidades curriculares, e duração estimada de cinco meses.

Requisitos para candidatura

Podem participar docentes ativos da UFS ou de outras instituições de ensino superior reconhecidas, com disponibilidade de 12 horas semanais presenciais. Além disso, os candidatos não podem estar afastados ou licenciados, nem possuir vínculos familiares com gestores da FAPESE, da UFS ou do projeto, conforme regras da Lei nº 8.958/94.

Etapas e critérios de seleção

A única etapa da seleção será a análise curricular, com base nos documentos exigidos e pontuação definida no Anexo V do edital. Serão considerados a formação acadêmica, vínculo institucional e tempo de docência no ensino superior. A pontuação máxima é de 100 pontos.

A titulação acadêmica garante até 30 pontos: 10 para especialização, 20 para mestrado e 30 para doutorado (pontuação não cumulativa). O vínculo com a UFS garante 40 pontos e, com outras IES, 20 pontos. A experiência docente varia entre 10 e 30 pontos, conforme o tempo de atuação.

Condições de contratação

Caso haja necessidade de convocação, os instrutores selecionados serão contratados pela FAPESE, com valor de R$ 170,00 por hora-aula. A carga horária mínima será de 50 horas e pode chegar a até 100 horas, de acordo com as demandas do projeto.

A atuação presencial ocorrerá em encontros de quatro horas, totalizando 12 horas semanais. Parte da carga horária poderá ser usada para palestras e interações com empresas da área de TI.

A contratação será formalizada mediante entrega de documentação exigida, incluindo certidões de regularidade fiscal, declaração de disponibilidade e vínculo docente, comprovante de residência, currículo Lattes, entre outros.

Cronograma oficial

Todas as atualizações serão publicadas exclusivamente no site da Fundação (www.fapese.org.br), cabendo aos candidatos o acompanhamento integral do processo.


Ficha Técnica

Sair da versão mobile