A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou nesta sexta-feira (4) o Edital nº 11/2025, convocando candidatos aprovados no concurso público para cargos técnico-administrativos a participarem do procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de candidatos pretos ou pardos.
O processo é obrigatório para concorrentes que se autodeclararam negros (pretos ou pardos) e visa confirmar a veracidade da autodeclaração étnico-racial, conforme exigido pelo Edital nº 30/2024.
Datas e horários
Os candidatos devem comparecer presencialmente ao LABLIBRAS, localizado no térreo do Bloco BZ do campus sede da UFCG (Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, Campina Grande/PB), conforme agendamento:
- 14 a 16 de abril: Cargos como Assistente de Aluno, Contador, Enfermeiro, Nutricionista e Psicólogo.
- 22 a 25 de abril: Cargos como Técnico em Contabilidade, Administrador, Engenheiros (Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, Química), Médico Veterinário e Técnico de Laboratório.
A lista completa com os nomes, datas e horários está disponível no Diário Oficial da União – Seção 3, Edição 65, página 44.
Documentação necessária
Os candidatos devem apresentar:
- Documento de identidade original;
- Autodeclaração étnico-racial (modelo no Anexo I do edital).
Como será o procedimento?
A avaliação será feita por uma Comissão de Heteroidentificação, que analisará o fenótipo (características físicas) dos candidatos. O processo será filmado, e a recusa em participar resultará em eliminação do concurso.
Candidatos que não forem reconhecidos como pretos ou pardos ainda poderão concorrer na ampla concorrência, desde que tenham nota suficiente.
Prazos e resultados
- O resultado provisório será divulgado a partir de 29 de abril no SIGRH da UFCG e no DOU.
- Recursos poderão ser interpostos por meio eletrônico no sistema SIGRH.
A UFCG reforça que a heteroidentificação é um procedimento legal e necessário para garantir a efetividade das políticas de cotas raciais.
Mais informações: Portal UFCG | Edital completo