Ícone do site ConcursoNews.Com

UFES agenda provas do concurso com vagas para Administração, Economia, Engenharia Ambiental e Fonoaudiologia

Provas começam em 30 de junho; retificação altera titulação exigida na área de Administração

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) divulgou as próximas etapas do concurso público regido pelo Edital nº 8/2025-R, que oferece vagas para Professor do Magistério Superior em quatro áreas distintas, todas com lotação em Vitória/ES. Com inscrições encerradas no dia 9 de abril de 2025, o certame entra agora na fase de provas, com início previsto para o fim de junho.

As oportunidades abrangem os seguintes departamentos e áreas:

Cronograma das provas definido

De acordo com o edital, o processo seletivo será composto por até quatro etapas, conforme a seguir:

Para todas as áreas, exceto Fonoaudiologia:

Para a área de Fonoaudiologia:

As datas são prováveis e sujeitas a confirmação por cada departamento responsável. O cronograma detalhado, com locais e horários, será divulgado nas páginas institucionais de cada centro.

Destaque: alteração na titulação para Administração

Por meio do Edital nº 21/2025, publicado no Diário Oficial da União em 6 de março de 2025, a UFES retificou a titulação exigida para a vaga de Administração. Com a mudança, a exigência passou a ser:

Antes da retificação, o edital restringia as formações com base nos códigos de área do CNPq. A nova redação amplia a participação de candidatos com titulação compatível, sem limitar a codificação das áreas.

Temas abordados nas provas por área

As provas abordarão os seguintes conteúdos programáticos, conforme detalhado no edital:

Todos os programas estão disponíveis no site oficial da PROGEP/UFES, juntamente com bibliografia e orientações atualizadas.

Critérios de avaliação e classificação final

A média mínima exigida nas provas escrita e didática é de 70 pontos. Apenas os classificados na prova escrita (até seis vezes o número de vagas) seguirão para a fase didática.

A prova de títulos e a apresentação do plano de trabalho têm caráter classificatório. A pontuação final considerará o desempenho em todas as etapas. Em caso de empate, os critérios de desempate obedecerão à ordem de maior nota na prova escrita, seguida pela didática, títulos e, por fim, maior idade.


Ficha Técnica

Sair da versão mobile