O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) publicou o Edital nº 02/2025, que regulamenta a seleção pública de estagiários de pós-graduação em Psicologia para atuação na Comarca de Varginha. O processo oferece 1 vaga imediata, além de formação de cadastro reserva, com validade de 1 ano, prorrogável por igual período.
Confira os detalhes da vaga
A oportunidade é destinada a estudantes regularmente matriculados em curso de pós-graduação na área de Psicologia. A jornada será de 30 horas semanais, com expediente diário de 6 horas, entre 7h e 19h.
O estagiário selecionado receberá bolsa mensal de R$ 2.000,00 e auxílio-transporte de R$ 231,00, pagos até o décimo dia útil de cada mês, em conta no Banco Itaú.
O contrato de estágio terá duração mínima de 6 meses, podendo chegar até 24 meses, respeitado o prazo do curso de pós-graduação.
Veja como se inscrever
As inscrições devem ser feitas online até às 12h de 18 de julho de 2025, por meio do formulário eletrônico disponível aqui.
É necessário anexar:
-
Documento de identidade (RG e CPF)
-
Comprovante de endereço
-
Certificado de conclusão do curso de Psicologia
-
Documento de matrícula em curso de pós-graduação na área
-
Certificados de atuação como conciliador ou jurado, se houver
Etapas da seleção
A seleção será composta por prova objetiva presencial, com 35 questões de múltipla escolha, sendo:
-
30 de Conhecimentos Específicos em Psicologia
-
5 de Língua Portuguesa
A prova ocorrerá em 22 de julho de 2025, das 15h30 às 18h, na Sala da EJEF do Fórum de Varginha, localizado na Avenida Isaltina Moraes Braga, 125 – Bairro Vale das Palmeiras – Varginha/MG.
A prova é de caráter eliminatório e classificatório. Também serão atribuídos pontos para atuação como conciliador voluntário (1 ponto por semestre, até 5 pontos) e jurado (1 ponto por sessão, até 5 pontos).
Reserva de vagas
-
10% das vagas serão reservadas a pessoas com deficiência, com comprovação por laudo médico.
-
30% das vagas, sempre que o total ofertado for igual ou superior a 3, serão reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos), conforme autodeclaração e regras do CNJ.
Documentação e início das atividades
Candidatos aprovados e convocados deverão apresentar documentação no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), conforme orientações enviadas por e-mail.
É obrigatória a apresentação de:
-
Declaração de matrícula e frequência na pós-graduação
-
Conta salário no Banco Itaú
-
Certidão de antecedentes criminais
-
Atestado médico (para PCDs)
O estágio será formalizado por Termo de Compromisso assinado eletronicamente, conforme Portaria Conjunta nº 297/2013 do TJMG.
Acompanhe as publicações oficiais
Todas as informações oficiais, gabaritos, resultados e comunicados serão publicados no site oficial do TJMG:
🔗 https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/transparencia/selecao-de-estagiarios
É responsabilidade do candidato acompanhar as atualizações e cumprir os prazos estipulados.
