Concurso MPCE


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Edital Nº 1/2019, tem concurso público aberto para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de Promotor de Justiça de Entrância Inicial. A remuneração é de R$ 30.404,42.

Com execução técnica da banca organizadora Cebraspe, o concurso MPCE contempla 32 vagas para ampla concorrência, 03 reservadas  para candidatos com deficiência e 09 reservadas para  candidatos que se autodeclararam negros. Entre os requisitos, o interessado deve possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e comprovação de  exercício por três anos, no mínimo, de atividade jurídica,  desempenhada exclusivamente após a conclusão do curso de bacharelado em Direito, na forma definida nos arts. 1º e 2º da Resolução CNMP nº 40/2009, e suas alterações.

As inscrições provisórias já estão abertas e devem ser efetivadas através do http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ce_19_promotor, com prazo final marcado para 18 horas do dia 3 de janeiro de 2020 (horário oficial de Brasília/DF). A taxa é de R$ 280,00. O pagamento da taxa de inscrição provisória deverá ser efetuado até o dia 24 de janeiro de 2020.

O concurso público do MPCE compreenderá as seguintes etapas:a) inscrição provisória;

  • b) prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • c) provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • d) inscrição definitiva, de caráter eliminatório, composta pelas seguintes fases:
  • d.1) sindicância de vida pregressa e investigação social, de responsabilidade do MPCE;
  • d.2) exames de sanidade física e mental, de responsabilidade da Coordenadoria de Perícia Médica da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará;
  • e) prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • f) prova de tribuna, de caráter classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • g) avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade do MPCE.
VEJA TAMBÉM:  Concurso Público em Capitão Leônidas Marques-PR: Provas, Gabaritos e Próximas Etapas

Todas as etapas do concurso, a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às  vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros serão realizadas na cidade de Fortaleza/CE.

A prova objetiva terá a duração de 5 horas e será aplicada na data provável de 16 de fevereiro de 2020, no turno da tarde. Na data provável de 5 de fevereiro de 2020, será publicado no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Ceará e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ce_19_promotor, o edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização da prova objetiva.

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados na internet, no endereço  eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ce_19_promotor, a partir das 19 horas da data provável de 18 de fevereiro de 2020 (horário oficial de Brasília/DF). O edital de resultado final na prova objetiva e de convocação para as provas discursivas será publicado no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Ceará, e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ce_19_promotor, na data provável de 18 de março de 2020.

Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver o mínimo de 40% de acertos das questões de cada grupo temático e alcançar, também, no mínimo, 60% de acertos do total referente à soma algébrica das notas dos quatro grupos temáticos, observados os limites de que trata o quadro constante do subitem 10.10.1 do edital.

A prova discursiva – (P2) terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 29 de março de 2020 no turno da manhã. A prova discursiva – (P3) terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 29 de março de 2020, no turno da tarde. Cada prova discursiva valerá um total de 20,00 pontos e consistirá de uma questão prática, de até 90 linhas, no valor de 10,00 pontos, e de quatro questões teóricas, de até 20 linhas cada, no valor de 2,50 pontos cada, totalizando 10,00 pontos.

VEJA TAMBÉM:  Unimed Londrina abre vaga para Estagiário de Psicologia com foco em atendimento a pacientes autistas

O padrão preliminar de resposta da prova discursiva será divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ce_19_promotor, a partir das 19 horas da data provável de 31 de março de 2020 (horário oficial de Brasília/DF). O candidato que desejar interpor recursos contra o padrão preliminar de resposta da prova discursiva disporá do período das 9 horas do dia 1º de abril de 2020 às 18 horas do dia 2 de abril de 2020 (horário oficial de Brasília/DF) para fazê‐lo, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ce_19_promotor, e seguir as instruções ali contidas.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e  comunicados referentes a este concurso do MPCE publicados no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Ceará e(ou) divulgados na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ce_19_promotor.

O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, localizada na Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – Asa Norte, Brasília/DF, por meio do telefone (61) 3448‐0100, ou via internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ce_19_promotor, ressalvado o disposto no subitem 20.6 deste edital, e por meio do endereço eletrônico sac@cebraspe.org.br.

O prazo de validade do concurso esgotar‐se‐á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. (edital MPCE)



Descubra mais sobre ConcursoNews.Com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.