O Instituto Rio Branco lançou nesta terça-feira (30/06) o edital de concurso público com 25 vagas para Admissão à Carreira de Diplomata. A remuneração inicial é de R$ 19.199,06. A publicação saiu no Diário Oficial da União (DOU).
São oferecidas 25 vagas, das quais 20% serão providas na forma da lei nº 12.990/2014 e 5%, na forma do § 2º, do art. 5º, da lei nº 8.112/1990, e suas alterações, e do decreto nº 9.508/2018. O concurso para Diplomata será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).
Será admitida a inscrição exclusivamente por meio de formulário próprio disponível no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, solicitada dentro do período compreendido entre as 8 horas de 6 de julho de 2020 e as 23h59 horas de 9 de agosto de 2020. A taxa de participação ficou definida em R$ 224,00.
O concurso será realizado em três fases: Primeira Fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte; Segunda Fase: provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório; e Terceira Fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
A Primeira Fase será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. A Segunda e Terceira Fases serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na fase anterior.
A prova objetiva da Primeira Fase será aplicada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 30 de agosto de 2020, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas. Na data provável de 24 de agosto de 2020, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização da prova. O gabarito oficial preliminar da prova objetiva da Primeira Fase será divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 30 de agosto de 2020, após as 22 horas.
A prova escrita de língua portuguesa será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 27 de setembro de 2020, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas. A prova escrita de língua inglesa será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 28 de setembro de 2020, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas. O edital com o resultado provisório na Segunda Fase será divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 13 de outubro de 2020.
Serão considerados aprovados na Segunda Fase os candidatos que tenham alcançado nota mínima de 60,00 pontos na prova de língua portuguesa e a nota mínima de 50,00 pontos na prova de língua inglesa.
As provas escritas (história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito e direito internacional público e de língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório) terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Segunda Fase, nas datas prováveis de:
- a) 31 de outubro de 2020: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9 horas;
- b) 31 de outubro de 2020: Prova de geografia, iniciando-se às 15 horas;
- c) 1º de novembro de 2020: Prova de política internacional, iniciando-se às 9 horas;
- d) 1º de novembro de 2020: Prova de economia, iniciando-se às 15 horas;
- e) 2 de novembro de 2020: Prova de direito, iniciando-se às 9 horas; e
- f) 2 de novembro de 2020: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15 horas.
O edital com os resultados provisórios na Terceira Fase será divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 20 de novembro de 2020. Serão considerados aprovados na Terceira Fase os candidatos que tenham alcançado nota mínima de 360,00 pontos na soma das pontuações obtidas nas seis provas.
Será considerado aprovado no concurso o candidato aprovado na Terceira Fase e, no caso dos candidatos inscritos nas vagas reservadas a negros e a pessoas com deficiência, aquele que, respectivamente, tenha tido sua autodeclaração confirmada pela comissão de heteroidentificação ou tenha sido considerado apto na perícia médica. A nota final no concurso será igual à soma das notas obtidas nas provas da Segunda e Terceira Fases.Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
- a) tiver idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição no concurso, conforme o art. 27, parágrafo único, da lei nº 10.741/2003, e suas alterações (Estatuto do Idoso);
- b) obtiver a maior nota na prova de língua portuguesa da Segunda Fase;
- c) obtiver a maior nota na prova de língua inglesa da Segunda Fase;
- d) obtiver a maior nota na prova de história do Brasil da Terceira Fase;
- e) obtiver o maior resultado na soma das notas das provas da Terceira Fase;
- f) tiver maior idade; e
- g) tiver exercido a função de jurado (conforme art. 440 do Código de Processo Penal).
O resultado final do concurso para Diplomata será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, na data provável de 22 de dezembro de 2020.
Será de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso que sejam publicados no Diário Oficial da União e(ou) divulgados no endereço eletrônico http://www.iades.com.br.
O prazo de validade do concurso para diplomata será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período. (EDITAL)