O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), através do Edital 1/2023, tem concurso público aberto para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva no cargo de Promotor de Justiça Substituto. São 30 vagas e salário de R$ 28.723,95. O certame é executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com a participação de Membros do Ministério Público, representante do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção da Bahia, em todas as fases.
Concurso MPBA: Vagas e Cargo
De acordo com o regulamento anunciado, são 30 (trinta) vagas imediatas no cargo de Promotor de Justiça Substituto, devendo o interessado possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de exercício por três anos, no mínimo, de atividade jurídica, desempenhada exclusivamente após a conclusão do curso de bacharelado em Direito, em conformidade com a Resolução nº 14, de 6 de novembro 2006, e a Resolução nº 40, de 26 de maio de 2009, ambas do Conselho Nacional do Ministério Público.
Prazo e procedimento para inscrições
As inscrições devem ser efetivadas através de formulário online disponibilizado junto ao http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ba_23_promotor, com prazo final marcado para 18 horas do dia 19/5/2023 (horário oficial de Brasília/DF). A taxa de participação ficou definida no valor de R$ 320,00.
O comprovante de inscrição preliminar do candidato estará disponível no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ba_23_promotor, por meio da página de acompanhamento, após a aceitação da inscrição preliminar, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento. O comprovante de inscrição preliminar ficará disponível somente até a data de realização da prova objetiva preambular.
Concurso MPBA: Etapas de classificação
O concurso público MPBA compreenderá as seguintes fases: prova objetiva preambular, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe; provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe; inscrição definitiva, de responsabilidade do MPBA, com o recebimento da documentação pelo Cebraspe; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do MPBA, com a gravação audiovisual pelo Cebraspe; e avaliação de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade do MPBA, com o recebimento da documentação pelo Cebraspe.
As fases presenciais, para todos os candidatos, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem pessoas com deficiência e o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, serão realizadas em Salvador/BA.
É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público publicados no Diário de Justiça Eletrônico do Ministério Público do Estado da Bahia e(ou) divulgados na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mp_ba_23_promotor.
Validade
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Descubra mais sobre ConcursoNews.Com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.