A Marinha do Brasil oficializou a abertura do Concurso Público para Ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha em 2026 (CP-CEM/2026). O certame é regido pelo Edital de 23 de janeiro de 2026 e tem como objetivo selecionar engenheiros para atuação técnica e administrativa em Organizações Militares distribuídas por todo o país.
A seleção ganha relevância pelo perfil das vagas e pela estrutura de formação oferecida. O Concurso News checou a íntegra do regulamento e sistematizou os principais pontos do processo seletivo, sempre com base exclusiva no edital oficial.
Cargos, especialidades e vagas
O edital prevê vagas para diferentes áreas da engenharia, conforme a especialidade escolhida no ato da inscrição:
-
Engenharia Aeronáutica – 1 vaga
-
Engenharia Cartográfica – 1 vaga
-
Engenharia Civil – 2 vagas
-
Engenharia de Produção – 2 vagas
-
Engenharia de Sistemas de Computação – 1 vaga
-
Engenharia de Telecomunicações – 1 vaga
-
Engenharia Elétrica – 4 vagas
-
Engenharia Eletrônica – 3 vagas
-
Engenharia Mecânica – 5 vagas
-
Engenharia Mecânica de Aeronáutica – 1 vaga
-
Engenharia Mecatrônica – 1 vaga
-
Engenharia Naval – 2 vagas
-
Engenharia Nuclear – 1 vaga
-
Engenharia Química – 1 vaga
Outros dados como jornada de trabalho e requisitos específicos por especialidade são detalhados de forma individualizada no edital.
Curso de Formação e remuneração
Os candidatos aprovados no Resultado Final da Seleção realizarão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro. O curso tem duração aproximada de 34 semanas e é composto por um Período de Adaptação, de cerca de duas semanas, seguido da etapa curricular e do Estágio de Aplicação de Oficiais (EAO), com 12 semanas.
Durante o CFO, o aluno ocupa a graduação de Guarda-Marinha e recebe remuneração bruta, em valores atuais, de R$ 9.663,60, composta por soldo, adicional militar e adicional de compensação por disponibilidade militar. Além disso, são assegurados alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
Concluído o curso com aproveitamento, o ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha ocorre no posto de Primeiro-Tenente.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), no endereço www.ingressonamarinha.mar.mil.br.
-
Período: das 8h do dia 10 de março até 23h59 do dia 8 de abril de 2026
-
Taxa de inscrição: R$ 150,00
Etapas de seleção
O concurso é composto por diversas fases, com caráter eliminatório e/ou classificatório:
-
Prova Escrita Objetiva (PO)
-
Prova Discursiva de Conhecimentos Profissionais (PD)
-
Redação
-
Tradução de Texto
-
Procedimentos Complementares à Autodeclaração (quando aplicável)
-
Eventos Complementares, que incluem inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos, verificação de documentos e verificação de dados biográficos
-
Resultado Final da Seleção
As provas escritas serão aplicadas em duas fases, conforme programas constantes no Anexo III do edital. A correção e os critérios de eliminação seguem parâmetros detalhados no regulamento, incluindo notas mínimas e limites de correção por especialidade.
Cronograma e validade
De acordo com o edital, o cronograma completo, com datas de provas, divulgação de gabaritos e resultado final, está disponível exclusivamente no documento oficial. A validade do concurso termina no dia do início do Curso de Formação de Oficiais, conforme previsto no Anexo II do edital.
Leitura do edital
O edital do CP-CEM/2026 é o instrumento legal que reúne todas as regras, exigências, prazos e procedimentos do concurso. A reportagem não substitui a leitura integral do documento oficial, que deve ser acompanhada pelo candidato, inclusive em caso de retificações ou novos comunicados divulgados pela Marinha do Brasil.
