Este é o sexto ano consecutivo que o British Council oferece bolsas para o programa Women in STEM, que tem como objetivo ampliar o acesso de mulheres à educação de excelência em áreas nas quais elas ainda são sub-representadas. Globalmente, o programa disponibiliza 90 bolsas em 30 países. Desde sua criação, em 2020, já envolveu 43 universidades britânicas e concedeu cerca de 500 bolsas.
Mesmo com progressos importantes nos últimos anos, as mulheres ainda enfrentam barreiras significativas em carreiras STEM, como menor acesso a oportunidades, salários mais baixos e baixa presença em cargos de liderança. Ao mesmo tempo, pesquisas internacionais indicam que mulheres apresentam níveis de produtividade iguais ou superiores aos dos homens em diversos contextos profissionais, o que reforça a importância de iniciativas que ampliem o acesso, a permanência e o crescimento feminino nessas áreas.
“A iniciativa reforça o compromisso do British Council com a promoção da igualdade de gênero em áreas em que as mulheres continuam sub-representadas no mercado de trabalho e em equipes de pesquisa. Esta oportunidade de qualificação profissional pode potencializar as chances de mulheres continuarem impulsionando suas carreiras e ocupar mais posições de liderança”, afirma Bárbara Cagliari Lotierzo, Diretora Interina de Engajamento Cultural do British Council no Brasil.
Cada bolsa tem valor mínimo de £40.000 (aproximadamente R$ 288 mil) e inclui cobertura integral de taxas de matrícula e mensalidades, auxílio financeiro para subsistência e acomodação, passagem aérea internacional, custos de visto e cobertura de saúde. O pacote também contempla suporte para despesas acadêmicas essenciais e, quando necessário, custeio do exame de proficiência em inglês IELTS.
Além do apoio financeiro, as bolsistas têm acesso a universidades reconhecidas globalmente, ampliam suas oportunidades de desenvolvimento profissional e integram redes internacionais de ex-alunas de instituições do Reino Unido que promovem conexões duradouras e colaboração científica.
“Ao ampliar o acesso à educação de excelência, o programa Women in STEM tem a missão de empoderar cientistas brasileiras, fortalecer a liderança feminina e fomentar a inovação”, ressalta Bárbara.
Como se candidatar
Mulheres interessadas podem consultar os cursos elegíveis, escolher de acordo com seu interesse e realizar a candidatura diretamente no site da instituição. A University of Warwick oferece mais de 20 cursos dentro do programa.
A universidade comunicará as ofertas às candidatas selecionadas até 12 de junho de 2026. O início das aulas está previsto para setembro ou outubro de 2026.
Mais informações sobre as bolsas, cursos disponíveis e processo de candidatura estão no site oficial do British Council.
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2024-25 atingimos 599 milhões de pessoas.
