DPU divulga resultado preliminar das inscrições da residência em Direito no Maranhão

Defensoria Pública da União no Maranhão publicou o resultado preliminar das inscrições da seleção de residentes em Direito. A lista traz inscrições deferidas e indeferidas e abre prazo de recurso até 3 de fevereiro de 2026.


Por

|


A Defensoria Pública da União, por meio da unidade no Maranhão, tornou público no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2) o resultado preliminar das inscrições da seleção de residentes em Direito para atuação em São Luís. O ato consta do Edital DPU-MA/DGP MA nº 2, de 30 de janeiro de 2026, e integra a primeira fase do processo seletivo.

A publicação confirma a análise inicial da documentação apresentada pelos candidatos inscritos no certame, trazendo a relação nominal das inscrições deferidas e indeferidas, além da indicação de cotas quando declaradas. Conforme apurado pelo https://concursonews.com/, trata-se exclusivamente da etapa de verificação das inscrições, sem qualquer divulgação de classificação ou pontuação.

Resultado preliminar das inscrições

De acordo com o edital, a maior parte das candidaturas foi deferida, incluindo inscrições na ampla concorrência, pessoas pretas e pardas (PPP) e pessoas com deficiência (PCD). Alguns candidatos tiveram a inscrição deferida apenas para ampla concorrência, em razão de documentação incompleta relacionada à condição de cota.

VEJA TAMBÉM:  Defensoria Pública da União abre seleção para residência jurídica no Piauí com bolsa de R$ 3 mil

Já as inscrições indeferidas decorrem, conforme detalhado no documento oficial, principalmente do preenchimento incompleto da ficha de inscrição ou da ausência de informações obrigatórias, como endereço no documento apresentado.

O edital registra ainda que não é permitida a inclusão de novos documentos ou atividades no momento do recurso, limitando-se a análise ao que já foi apresentado na inscrição inicial.

Prazo e forma de recurso

Os candidatos que desejarem contestar o resultado preliminar poderão interpor recurso até as 17h59 do dia 3 de fevereiro de 2026, considerando o horário oficial de Brasília. O pedido deve ser encaminhado exclusivamente por e-mail para o endereço [email protected].

VEJA TAMBÉM:  IFMA prorroga validade de seleção para professor substituto em Bacabal

O texto oficial estabelece que o recurso deve ser claro, objetivo e respeitoso, sendo indeferidos pedidos intempestivos, inconsistentes ou que desrespeitem a banca. O modelo a ser utilizado está disponível no Anexo V do edital original da seleção.

Cronograma da primeira fase

O cronograma divulgado pela Defensoria Pública da União no Maranhão define as seguintes datas para a etapa inicial do processo seletivo:

  • Inscrições presenciais: 23 de janeiro de 2026

  • Divulgação da lista de inscritos: até 2 de fevereiro de 2026

  • Prazo para recursos: até 3 de fevereiro de 2026

  • Resposta aos recursos: até 6 de fevereiro de 2026

  • Resultado final da 1ª fase e calendário das próximas etapas: até 10 de fevereiro de 2026

VEJA TAMBÉM:  Defensoria Pública da União abre seleção de estágio de pós-graduação em Direito no Recife e Jaboatão com bolsa de R$ 1,6 mil

As convocações e demais comunicados oficiais continuarão sendo publicados exclusivamente por meio do Diário Oficial da União.

Acesso ao edital

O Concurso News reforça que o edital e seus anexos constituem a base legal da seleção, reunindo todas as regras, prazos e critérios que regem o processo seletivo de residência em Direito da DPU no Maranhão. A reportagem não substitui a leitura do documento oficial, que deve ser acompanhada integralmente pelos candidatos, inclusive quanto a eventuais retificações ou novos comunicados divulgados pela instituição.