Indicium abre inscrições gratuitas para o maior programa remunerado de formação em dados e IA do Brasil

Aberto para interessados de todo o país até 27 de de fevereiro, o Lighthouse já recebeu quase 4 mil interessados na primeira semana de inscrições; o programa busca atender à crescente demanda do mercado por talentos em dados e inteligência artificial


Por

|

Indicium, consultoria global especializada em dados e inteligência artificial, abriu as inscrições para uma nova edição do Lighthouse, seu programa remunerado de formação intensiva voltado a profissionais em início de carreira ou em transição de área. Criado há seis anos, o Lighthouse chega a 2026 em um novo formato, ampliando o acesso à formação técnica de qualidade e reforçando seu papel como o principal programa remunerado de desenvolvimento de talentos em dados e IA do país. As inscrições ficam abertas até 27 de fevereiro.

“O Lighthouse nasceu para enfrentar um descompasso estrutural do mercado: a alta demanda por profissionais experientes em dados e IA e a escassez de caminhos consistentes para quem quer ingressar na área”, afirma Daniel Avancini, cofundador e Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Indicium. Um dos criadores do programa, ele destaca que a iniciativa já nasceu com foco em inclusão e diversidade, com 50% das vagas reservadas para mulheres e um modelo remoto de alcance nacional.

Com duração de seis meses, o Lighthouse combina formação técnica aprofundada, desenvolvimento comportamental, mentorias estruturadas e atuação prática em projetos reais da Indicium, que soma mais de 1.000 projetos concluídos na área para grandes empresas como Burger King, Volvo, Pepsico e Copa Energia. Além disso, o programa oferece remuneração mensal para os participantes selecionados. O modelo foi desenhado para permitir que pessoas de diferentes contextos socioeconômicos ingressem na área de dados com segurança financeira, ao mesmo tempo em que constroem experiência prática em ambientes de alta complexidade.

“Ao remunerar talentos para aprender e atuar em projetos, conseguimos formar profissionais prontos para os desafios concretos das empresas, não apenas para o discurso técnico”, complementa Avancini.

Desde sua criação, o programa já formou 265 profissionais de todo o país, com um índice médio de efetivação superior a 76%. Atualmente, cerca de 30% do time da Indicium é composto por ex-participantes do Lighthouse, muitos deles atuando em projetos estratégicos não apenas no Brasil, mas também no exterior em um dos escritórios da empresa nos Estados Unidos e Europa. O impacto do programa também se reflete na experiência dos participantes, com NPS médio acima de 90%.

Novo formato e foco em profissionais multidisciplinares
A edição deste ano marca uma evolução importante do programa. Pela primeira vez, a empresa vai oferecer um Ciclo Básico (Preparatório) com aulas ao vivo e gratuitas sobre fundamentos de SQL, Python, lógica analítica, engenharia de dados, inteligência artificial e IA generativa, além do desenvolvimento de habilidades comportamentais. A novidade reflete uma mudança também no objetivo do programa:formar profissionais capazes de atuar ao longo de todo o ciclo de um projeto, da preparação dos dados à aplicação de soluções analíticas e de IA em produção.

Após o Ciclo Básico, os participantes selecionados avançam para a Jornada Técnica, já em formato remunerado, dividida entre as trilhas de Dados & IA e Negócios. Nessa etapa, metade do tempo é dedicada à atuação em projetos, enquanto o restante é voltado à formação técnica, mentorias, checkpoints e certificações com parceiros. O programa inclui ainda aulas de conversação em inglês e uma trilha estruturada de soft skills. No último mês, a Jornada Prática intensifica a experiência profissional, com dedicação integral aos times e desafios.

O forte interesse pelo Lighthouse reflete a solidez e a qualidade do programa em um mercado de dados e inteligência artificial em plena expansão. Na última edição, em 2025, o processo seletivo reuniu 3.804 inscritos para 50 vagas. Já este ano, com apenas uma semana de inscrições abertas, o programa superou a marca de 4.000 candidatos, sinalizando não apenas o crescimento da demanda, mas o reconhecimento do Lighthouse como uma das principais portas de entrada qualificadas para o setor.

A edição mais recente do Lighthouse marcou ainda a criação da Comunidade Indicium Alumni, iniciativa que mantém o vínculo com profissionais formados pelo programa e amplia o acesso a oportunidades, projetos pontuais e ações de desenvolvimento promovidas pela Indicium Academy.

“O Lighthouse é mais do que um programa de formação. Ele reflete a convicção de que formar talentos e compartilhar conhecimento é uma vantagem estratégica para quem quer liderar de forma sustentável o mercado de dados e inteligência artificial”, diz Avancini.

Mais informações e inscrições estão disponíveis aqui.

Sobre a Indicium
Com sede em Nova York, a Indicium é uma empresa global de serviços em dados e inteligência artificial que ajuda grandes companhias a migrarem mais rápido, otimizarem plataformas e construírem produtos de dados escaláveis. Seu time de mais de 450 especialistas certificados atua em todo o ciclo de dados. O framework proprietário IndiMesh, habilitado por IA, impulsiona cada projeto com inteligência coletiva, expertise comprovada e rigoroso controle de qualidade. Líderes globais como PepsiCo e Bayer confiam na Indicium para reduzir riscos, acelerar resultados e entregar valor duradouro. Recentemente, se fundiu com a londrina Mesh-AI, dando origem a Indicium AI, única consultoria 100% especializada em dados e IA com presença global e que será oficialmente lançada no início de 2026. Mais informações em www.indicium.ai.