O secretário de Estado da Educação, do Espírito Santo, Haroldo Rocha, anunciou nesta sexta-feira (08) a abertura de um concurso para o preenchimento de 1.100 vagas para novos professores do ensino médio. A previsão é que o edital seja publicado no segundo semestre de 2015, após conclusão do processo seletivo de remoção.
Com o novo concurso, as vagas atualmente ocupadas por professores com contratos de designação temporária serão substituídas por efetivos.
Segundo Haroldo, “o número de servidores efetivos vem sendo reduzido a cada ano e na Secretaria de Educação há um grande contingente de servidores em contrato de designação temporária (DT). Precisamos recompor o quadro do magistério. A realização de novos concursos irá ajudar não só na racionalização dos custos, mas também na melhoria da meritocracia do serviço público, valorizando os profissionais que precisam estar capacitados e motivados para prestar um serviço de qualidade”.
De acordo com o secretário, “a estratégia é que seja realizado anualmente um concurso para professores. Teremos uma equipe dedicada especialmente para que possamos efetivar esses concursos, precisamos que eles sejam realizados com mais frequência. Realizar um concurso na Educação é uma tarefa trabalhosa, mas muito importante para melhorar a qualidade do ensino na rede pública estadual”.