TST realiza seletivo para estágio; CR e auxílio de até R$ 976,00


O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, anunciou a abertura de inscrições referentes ao processo seletivo destinado à formação de cadastro reserva de estágio. A remuneração é de até R$ 976,00. O estágio terá duração de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas em 4 (quatro) horas diárias, de segunda a sexta-feira, em horários e turnos a serem definidos pelo Tribunal. A execução técnica e operacional é responsabilidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Processo Seletivo para Estágio TST: Cursos Contemplados

Poderão participar do processo seletivo estudantes de ensino superior, vinculados a instituições públicas e privadas, e estudantes de nível médio, vinculados somente a instituições da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEDF. O cadastro será formado para estudantes de Ensino Médio / EJA, Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Estatística, Fisioterapia, Informática (Análise de Sistemas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Computadores, Sistemas de Informação) Jornalismo, Letras, Matemática, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Secretariado Executivo. Além da formação em andamento exigida, é preciso ficar atento às seguintes exigências:

Para a efetiva participação do processo seletivo, os candidatos de ENSINO MÉDIO devem estar, na data da contratação, regularmente matriculados no Ensino Médio ou na EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede pública de ensino da SEDF.

Para a efetiva participação no processo seletivo, os candidatos de ENSINO SUPERIOR devem estar, na data da contratação, regularmente matriculados, a partir do 3º semestre do curso, considerando a informação disposta na Declaração de Matrícula emitida pela Instituição de Ensino. Os candidatos do curso Direito com lotação em Gabinetes de Ministro devem estar, na data da contratação, regularmente matriculados a partir do 6º semestre do curso, considerando a informação disposta na Declaração de Matrícula emitida pela Instituição de Ensino.

Prazo e procedimento para inscrições

As inscrições já estão abertas e devem ser efetivadas mediante preenchimento de formulário online disponibilizado junto ao Portal do CIEE, com data final estabelecida para 12h00min (horário de Brasília) do dia 28/04/2023, incluindo sábados, domingos e feriados. Não serão aceitas outras formas de inscrições e não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Processo Seletivo para Estágio TST: Etapas de Classificação

Os candidatos ao processo seletivo do TST serão classificados através de prova objetiva e entrevista, possuindo as etapas as seguintes características:

NÍVEL MÉDIO compreenderá as seguintes fases

  • Primeira fase: de caráter eliminatório e classificatório, constituída de prova objetiva valendo 1 (um) ponto cada questão: Língua Portuguesa (10 questões) e Noções Básicas de Informática (10 questões);
  • Segunda fase: de caráter classificatório, constituída de entrevista e avaliação de habilidades, com execução a cargo do TST, para verificar a adequação do perfil do candidato às atividades a serem desenvolvidas no estágio.

NÍVEL SUPERIOR compreenderá as seguintes fases:

  • Primeira fase: de caráter eliminatório e classificatório, constituída de prova objetiva valendo 1 (um) ponto cada questão: Língua Portuguesa (10 questões), Noções Básicas de Informática (5 questões) e Conhecimentos Gerais (5 questões).
  • Segunda fase: de caráter classificatório, constituída de entrevista e avaliação de habilidades, com execução a cargo do Tribunal, para verificar a adequação do perfil do candidato às atividades a serem desenvolvidas no estágio.

NÍVEL SUPERIOR – Direito – Gabinete compreenderá as seguintes fases:

  • Primeira fase: de caráter eliminatório e classificatório, constituída de prova objetiva valendo 1 (um) ponto cada questão: Língua Portuguesa (10 questões), Conhecimentos Gerais (5 questões) e Conhecimentos Específicos (5 questões).
  • Segunda fase: de caráter classificatório, constituída de entrevista e avaliação de habilidades, com execução a cargo do Tribunal, para verificar a adequação do perfil do candidato às atividades a serem desenvolvidas no estágio.

A pontuação máxima será de 20 (vinte). Somente será considerado aprovado para a segunda fase o candidato que obtiver no mínimo 50% (cinquenta por cento) de pontos no total da prova objetiva, desde que não obtenha nota zero em nenhuma das disciplinas.

As provas online serão realizadas gratuitamente até as 12h00 (horário de Brasília) do dia 28/04/2023 (horário de Brasília), incluindo sábados, domingos e feriados. O candidato terá 2 (dois) minutos para responder cada questão. Caso não responda dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para a próxima questão. O aprovado na prova objetiva será convocado de acordo com a ordem de classificação, considerando as informações que constam na inscrição para a realização do estágio e a oferta de vaga compatível com as disponíveis no TST.

A publicação da lista de classificação provisória, espelho de prova oficial e respostas aos recursos serão feitas em 23/05/2023. A classificação final e definitiva será anunciada na data de 01/06/2023.

Validade

O processo seletivo terá validade de 12 (doze) meses, a partir da data de publicação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

EDITAL