O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) abriu na última sexta-feira, 14, as inscrições de concurso público com 400 vagas para o cargo de Soldado Bombeiro Militar. A remuneração oferecida é de R$ 3.817,73. A execução técnica e operacional do certame é responsabilidade da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, através do seu Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE.
Concurso CBMEPI: Cargos, Vagas e Requisitos
O concurso público visa ao provimento de 200 (duzentas) vagas para matrícula em Curso de Formação de Soldados (CFSd BM), para ingresso no cargo de Soldado BM do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí e à formação de Cadastro de Reserva, ao final das 05 (cinco) etapas, de 200 (duzentos) classificados. As lotações serão nas cidades de Teresina-PI, Bom Jesus-PI, Corrente-PI, Esperantina-PI, Floriano-PI, Luís Correia-PI, Oeiras-PI, Parnaíba-PI, Picos-PI, Uruçuí-PI e Valença do Piauí-PI.
A titulação mínima exigida é para o concurso do Corpo de Bombeiro Militar do Piauí é Ensino Superior completo (em qualquer área) realizado em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, com comprovação mediante apresentação do Diploma de Conclusão do Curso devidamente registrado, a ser exigido no momento da matrícula no Curso de Formação.
Prazo e procedimento para inscrições
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no endereço eletrônico nucepe.uespi.br/bmpi2023.php, no período compreendido até às 13h (horário do Piauí) do dia 04/05/2023. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição é de R$ 120,00 (cento e vinte reais) e deverá ser recolhido através de boleto bancário junto ao Banco do Brasil ou aos seus correspondentes bancários, ou através de débito em conta corrente (na opção “CONVÊNIOS” nos caixas eletrônicos).
NÃO serão aceitas em hipótese alguma as seguintes formas de pagamento: realizada em terminais eletrônicos via envelope, depósito em conta bancária, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, ordem de pagamento, PIX, condicional e/ou extemporâneo, ou por qualquer outra via que não as especificadas.
Concurso CBMEPI: Etapas de classificação
O concurso público CBMEPI constará de 05 (cinco) Etapas, todas de responsabilidade do NUCEPE, abaixo discriminadas, que serão realizadas nos dias e horários determinados para todos os candidatos:
- a) Primeira Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva e Dissertativa (Prevista para 21/05/2023);
- b) Segunda Etapa, de caráter eliminatório, constará de Exame de Saúde (Médico e Odontológico), conforme critérios estabelecidos (Prevista para 06 a 14/07/2023);
- c) Terceira Etapa, de caráter eliminatório, compreenderá o Exame de Aptidão Física e constará de testes atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto no Edital (Prevista para 07 a 14/08/2023);
- d) Quarta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de Avaliação Psicológica, na qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no Edital (Prevista para 10/09/2023);
- e) Quinta Etapa, de caráter eliminatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato conforme critérios estabelecidos (Prevista para 14/04 a 04/05/2023);
A divulgação dos candidatos aprovados para matrícula no Curso de Formação de Soldados BM e candidatos para o Cadastro de Reserva ocorrerá na data de 18/10/2023. No entanto, as datas e os períodos estabelecidos no Cronograma de Execução e apresentados acima são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência da Secretaria da Administração do Estado do Piauí – SEAD, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí – CBMEPI e do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos – NUCEPE.
Validade
O presente Concurso Público tem validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Secretaria da Administração do Estado do Piauí – SEAD.