FGV inicia processo seletivo para seus cursos de Mestrado no Rio de Janeiro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) inicia o processo seletivo para os Programas de Mestrado no Rio de Janeiro. Os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos pela FGV abrangem as seguintes áreas do conhecimento: Administração, Economia, Direito, Matemática Aplicada e Ciências Sociais. Com início das aulas em 2019, os cursos têm reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e oferecem aos participantes a oportunidade de serem orientados por profissionais de grande projeção em suas áreas de atuação.

Administração
Na área de Administração, os programas oferecidos são o Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX); Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP); e Mestrado em Administração, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE).

O MEX possibilita ao aluno desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior no campo da Administração. Já o Mestrado Profissional em Administração Pública, visa formar lideranças no setor público, possibilitando aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como avançar na carreira acadêmica. Ambos recebem inscrições até 31 de outubro. O Mestrado em Administração, com inscrições até 29 de outubro, tem uma abordagem interdisciplinar e destina-se àqueles que possuem graduação nas mais diversas áreas, que participam dos processos seletivos juntamente com aqueles que se graduaram em administração.

Todos os cursos oferecem condições especiais para os interessados que se inscreverem até 28 de setembro. Para mais informações, acesse o site.

Economia
Já para quem busca formação de excelência na área de Economia, a opção é o Mestrado Profissional em Economia e Finanças (MFEE), da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças – FGV. O programa aplica as mais modernas teorias de economia e finanças às atuais questões dos mercados financeiro e empresarial, assim como a políticas econômicas e áreas afins. As inscrições vão até 3 de dezembro, mas os candidatos que se inscreverem até 31 de outubro têm condições especiais.

A Escola também oferece o Mestrado Acadêmico em Economia, que utiliza o processo seletivo da ANPEC para ingresso no programa, oferece condições tanto para o prosseguimento dos estudos em programas de Doutorado, quanto para o ingresso em atividades profissionais nos setores público e privado e na área acadêmica. Para mais informações, acesse o site.

VEJA TAMBÉM:  Prefeitura de Acrelândia-AC lança processo seletivo para bolsistas

Direito
Na área jurídica, a opção é o Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação, um programa inovador e único no Brasil, oferecido pela Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). Seu método de ensino se destaca ao utilizar o instrumental teórico e do exame de experiências regulatórias bem-sucedidas no Brasil e no exterior, desenvolvendo-as e adaptando-as, de modo a estimular, a partir de perspectivas interdisciplinares e multidisciplinares, raciocínios analíticos, críticos e propositivos voltados para a identificação, prevenção e solução de problemas na área.

Os interessados têm até 11 de outubro para se inscrever, com condições especiais até 14 de setembro. Para mais informações, acesse o site.

Matemática Aplicada
Já a Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) oferece o Mestrado Acadêmico em Modelagem Matemática. O programa tem áreas de concentração em matemática da informação e modelagem matemática, finanças e seguros. Seu objetivo, além de formar pesquisadores na área, é o de oferecer ao mestrando a capacidade de analisar cenários e dar suporte à tomada de decisões em situações de uso intensivo de dados e informações.

Com inscrições até 8 de novembro, o programa oferece condições especiais para os candidatos que efetivarem sua participação no processo seletivo até 14 de setembro. Para mais informações, acesse o site.

Ciências Sociais e História
Por fim, a Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) tem como opção o Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais, e o Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais. O Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais qualifica aqueles que querem atuar no planejamento, elaboração, desenvolvimento, gestão, assessoramento, difusão, acompanhamento ou avaliação de atividades e propostas voltadas para bens culturais. O Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais visa formar profissionais gabaritados e atualizados em relação aos debates metodológicos e epistemológicos que caracterizam o campo da História e das Ciências Sociais por intermédio de uma perspectiva interdisciplinar.

Ambos os cursos iniciam as inscrições a partir do dia 20 de agosto. Para mais informações, acesse o site.

Fonte: Assessoria