Polícia Penal-DF abre 1.179 vagas em concurso público

O concurso da Polícia Penal do Distrito Federal abriu inscrições para provimento de 1.179 vagas, sendo 400 para provimento imediato e 779 para formação de cadastro reserva. O salário oferecido é de R$ 5.445,00.

Vagas e requisitos do concurso da Polícia Penal

De acordo com o Edital 001/2022, as oportunidades imediatas estão distribuídas da seguinte forma: 200 vagas para ampla concorrência; 80 PcD; 80 para Negros e 40 para Hipossuficientes. Será formado cadastro reserva de 779 (setecentos e setenta e nove) para o cargo de Polícia Penal, da Carreira de Polícia Penal do Distrito Federal, além das vagas estabelecidas na tabela 2.1, sendo: Ampla Concorrência: 390; PcD: 155; Negros: 156 e Hipossuficientes: 78.

Os interessados devem, entre outros requisitos, ser brasileiro; possuir idade mínima de dezoito anos na data da posse e comprovar quanto ao grau de escolaridade, a conclusão do ensino superior, mediante apresentação de diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. Todas as demais exigências podem ser consultadas na íntegra do regulamento.

Procedimento para Inscrição

As inscrições já estão abertas e devem ser efetivadas através de formulário disponível junto ao http://www.institutoaocp.org.br/, com prazo final marcado para 23h59min do dia 11 de abril de 2022, observado horário oficial de Brasília/DF. A taxa de participação ficou definida no valor de R$ 175,00.

Etapas de classificação do concurso da Polícia Penal

Os candidatos serão classificados através de Prova Objetiva (Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa e Redação Oficial, Noções de História e Geografia do Distrito Federal, Noções de Informática, Noções de Raciocínio Lógico; e Conhecimentos Específicos: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Noções de Administração Financeira e Orçamentária, Direito Penal e Direito Processual Penal, Direito Penitenciário e Criminologia, Direitos Humanos, Legislação aplicada aos servidores do Governo do DF – Lei Complementar nº 840/2011 e Lei Orgânica – e Legislação Especial); Teste de Aptidão Física; Prova de Aptidão Psicológica; Sindicância da Vida Pregressa e Curso de Formação Profissional.

Será eliminado na prova objetiva e no concurso público o candidato que se enquadrar em, pelo menos, um dos itens a seguir:

  • obtiver nota inferior a 20.00 pontos na soma dos cadernos de conhecimentos básicos;
  • obtiver nota inferior a 40.00 pontos no caderno de Conhecimentos Específicos;
  • obtiver nota inferior a 50% (cinquenta por cento) na soma de todos os cadernos.

O cronograma prevê aplicação de prova objetiva para o dia 12 de junho de 2022, em horário e local a serem informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br. O gabarito preliminar e o caderno de questões da Prova Objetiva serão divulgados ao término da aplicação da Prova Objetiva, no encerramento de todas as atividades, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

Na hipótese de igualdade da nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

  • a) tiver maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até a data de publicação do resultado e classificação deste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003).
  • b) obtiver maior pontuação em Direito Penitenciário e Criminologia;
  • c) obtiver maior pontuação em Direitos Humanos;
  • d) obtiver maior pontuação em Direito Penal e Direito Processual Penal;
  • e) obtiver maior pontuação em Legislação Especial;
  • f) obtiver maior pontuação em Direito Constitucional;
  • g) obtiver maior pontuação em Direito Administrativo;
  • h) obtiver maior pontuação em Noções de Administração Financeira e Orçamentária;
  • i) obtiver maior pontuação em Legislação aplicada aos servidores do Governo do DF (Lei Complementar nº 840/2011 e Lei Orgânica);
  • j) obtiver maior pontuação na soma dos cadernos de conhecimentos básicos;
  • k) persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade (exceto os enquadrados na alínea “i” deste subitem), considerando dia, mês, ano e, se necessário, hora e minuto do nascimento.

Validade

O concurso público tem prazo de validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.

EDITAL